O Coral de Santa Catarina, da Matriz da Horta, na ilha do Faial, foi convidado para animar liturgicamente as celebrações das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em 2023. Para além do Te Deum de Luigi Bordèse (o hino da ação de Graças), na saída da imagem, o Coral de Santa Catarina animou a missa campal no domingo de manhã no Campo de São Francisco.

No domingo, a Antífona de entrada “Anunciai com Brados de Alegria” foi composta por Antero Ávila (compositor açoriano) propositadamente para as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2023. O “Ordinário da Missa” é do compositor italiano Monsenhor Marco Frisina. No decorrer da celebração litúrgica foram interpretados pelo Coral de Santa Catarina “A Terra inteira aclame o Senhor”, “Nós te ofertamos”, “Cantarei ao meu Senhor”, “Deus amou de tal modo o mundo”, “Quem nos separará?” e terminou a celebração com o Hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

            Aos cerca de 40 elementos do Coral juntaram-se 10 músicos do Conservatório Regional de Ponta Delgada: baixo, viola, 2 violinos e trompete. Ao piano esteve Ricardo Toste, natural da Terceira e organista da Sé de Aveiro e que colabora habitualmente com o Coral de Santa Catarina.

O Coral de Santa Catarina, um coro misto a 4 vozes com cerca de 40 elementos, teve a sua primeira atuação no dia 25 de novembro de 2002 na festa da padroeira da freguesia de Castelo Branco, Santa Catarina, que deu nome ao grupo, constituindo-se em associação cultural a 20 de dezembro de 2004.

Nos 20 anos de existência tem sido prerrogativa do coro a divulgação da música popular portuguesa e açoriana, da música sacra, litúrgica e clássica. Desde a sua fundação tem marcado presença em inúmeros eventos culturais, festas e encontros de coros no Faial e fora deste, com maior incidência nas Ilhas do Triângulo, bem como a Terceira e São Miguel.

​Após o interregno causado pela Covid-19, o Coral de Santa Catarina retomou a sua atividade, focando-se de forma especial na comemoração do seu 20º aniversário, que fica marcado por diversas atividades, das quais se destacam a organização do 3º encontro de Coros do Triângulo, em parceria com o município da Horta, que reúne na cidade de Horta coros das 3 ilhas do triângulo.

O grupo coral tem como fundador e diretor musical o Padre Marco Luciano da Rosa Carvalho que disse que esta foi uma missão bem cumprida: “No sentido de que estivemos meses a preparar esta participação numa festa que além da grande visibilidade tem um significado muito importante na vida e na fé dos açorianos. Fizemo-lo com empenho, dedicação, amor e também sentido de missão porque é assim que entendemos o canto litúrgico: a arte ao serviço da oração e, neste caso, ao serviço da evangelização. Ao regressarmos às nossas casas vamos com o sentimento de muita gratidão ao reitor do Santuário, cónego Adriano Borges, por esta oportunidade e também por esta visão que eu acho que deve existir nos santuários diocesanos. A participação do coral de Santa Catarina é símbolo desta comunhão e coesão que se pretende fomentar numa diocese tão dispersa por 9 ilhas como é a Diocese de Angra”, acrescentou o padre Marco Luciano Carvalho que garante ter sido uma experiência inesquecível.

Tatiana Ourique/AO Online/AM | Foto: Tatiana Ourique/AO Online